segunda-feira, 25 de maio de 2009

Nice, Parc Phoenix

Como eu havia dito, Nice é gigante. A visita não se exaure em um único dia. É preciso tirar um diazinho pra relaxar. Ir ao Parc Phoenix é um programa para todos, mas muito mais recomendado para quem viaja com crianças, pois o contato com plantas e animais é quase direto, coisa que fascina os pequeninos viajantes.

O Parc Phoenix é um verdadeiro oásis no meio do concreto, na parte industrial de Nice, e tem 17 hectares. Pela foto abaixo você pode verificar os prédios que rodeiam o parque.

Por dentro é um verdadeiro fascínio. Não lembro o valor, mas certamente é menos que 10 euros para visitar. Pode-se ficar o dia inteiro. Se você for em dias de semana, é comum ver o pessoal dos prédios ao redor indo lá pra almoçar. Não que lá tenha restaurantes... Cada um leva sua quentinha de casa e senta à beira de uma cachoeira ou procura a árvore mais aconchegante.

Visitei em abril e tinha muitas árvores com frutas, principalmente cítricas e são todas verdadeiras, o que demostra que o parque é muito bem cuidado! Me apaixonei por uma tangerina cor bem laranja, linda, grande, carnuda, tudodebom! Mas, se cada turista roubar uma tangerina, certamente o espetáculo acaba... rs... Porém... como boa brasileira, lá fui eu tentar roubar a tangerina (eu já estava salivando... rs). Coloquei na bolsa (não sem antes verificar a presença dos guardinhas do parque...) e tava louca pra chegar em casa e degustar a iguaria, afinal, não aguentava mais comer maçã todo dia! Infelizmente, a danada da tangerina era muito ácida e não tinha cristão que comesse a bendita! rs Antes eu tivesse deixado a tanja lá no pé, pros turistas virem...

No verão o Parc Phoenix deve virar a sensação, pois tem muitos pés de frutas vermelhas (groselha, cassis, framboesa), kiwi (não sabia que era trepadeira!) e muitos tipos de maçã.




No parque tem uma estufa muito potente, de 7000 m2 e 25 metros de altura, que simula climas tropicais. É impressionante ver as árvores gigantescas do Brasil cheias de tentáculos, as bromélias, as orquídeas (são fascinantes!), a floresta de samambaias, vários animais (tartarugas, iguanas...).

Cuidado com o choque térmico! Uns minutinhos lá dentro, à temperatura de 30ºC (muito quente e úmido), e vc está suando, se perguntando como consegue sobreviver no Brasil, rs! Saindo da estufa, vc volta à realidade dos 15ºC e ainda pode ser supreendido com um bom vento cortante...


De alguns lugares dentro do parque é possível ver o marzão azul, lá fora. Além disso, nas fotos abaixo você pode verificar uma linda e bem cuidada oliveira.

Destaque para os animais exóticos correndo soltos e as cachoeiras artificiais do parque.


Transporte utilizado: Envibus -> 1 euro para ir, 1 euro para voltar. Desce dentro do aeroporto de Nice e vai andando até o parque. É aberto de Segunda a Domingo.

Bom, é isso. Mais um pedacinho de Nice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário