quarta-feira, 20 de maio de 2009

Férias 2008

Comecemos pelo começo...

No finalzinho de 2007, depois de muito suar para preparar e apresentar a monografia da graduação em Direito, estudar pra OAB, fazer cursinho para concurso, prestar vários concursos e ainda trabalhar mais de 8 horas por dia na chefia de um setor da Diretoria de Recursos Humanos de um órgão público e depois de mais de 6 anos sem férias.... ufa!... resolvi apelar! rs

Apelar... e conhecer o desconhecido, lugares pelos quais era apaixonada... Livros e livros de história lidos, relidos... Ah, a Idade Média! Os castelos medievais, as lutas, os servos...

Enfim... Depois de tudo isso, resolvi ir pra Europa, mais precisamente a França. Como tudo tem 2 lados, eu tinha 2 motivos: 1 deles era conhecer tudo aquilo que eu sonhava. O outro, era rever uma pessoinha que eu conheci em 2004, um francês.

Na viagem aconteceu de tudo. Fui barrada na imigração, levada pra uma salinha e depois liberada, quase perdi vários TGV's (sempre chegávamos atrasados... rs), passei muito frio (apesar de ser primavera), peguei calor e granizo, mas foi ótimo.

Conheci cerca de 24 cidades em 30 dias. Alguns: Paris, Melun (castelos medievais), Amiens, Dunkerque, Calais, Cap Blanc Nez, Brugges, Lille, Nice, Cannes, Mônaco, Grasse, Antibes, Versailhes e outras que não lembro o nome :)

O Remy foi me buscar em Paris. Ficamos 5 dias visitando Paris. Ficamos hospedados na casa do irmao dele. Evitavamos comprar comida na rua, sempre comíamos em casa, pois o metrô era muito eficiente e podíamos acordar cedo, visitar, voltar para almoçar, voltar a visitar...

Comemos muito bem! Muitas frutas, principalmente banana, maçã e morango e mtas verduras e salada. Os franceses comem mto pouco carboidrato, com exceção de pão (são deliciosos!). O Remy achava estranho comermos arroz e macarrão na mesma hora!

Depois de Paris, fomos pra outra cidade, na casa de uma irmã dele: Amiens, a 133 km ao norte de Paris. De Paris a Amiens fomos de TGV, chegamos a 1 minuto do trem partir, nãoe ncontramos lugar para sentarmos juntos, logo, tivemos q ir entre os vagões. Mas foi rápido. Ficamos 2 dias nessa cidade e partimos pra casa dos pais dele, mais ao norte, em Dunkerque (296 km ao norte de Paris). Fomos de carro.

Iamos ficar 4 dias, acabamos ficando 6. Os pais dele são maravilhosos! Tentavam de tudo pra se comunicarem comigo, mesmo eu não entendendo mto. Adorei mesmo. Conhecemos, de carro, muitas cidades da região, inclusive Calais (tem uma falésia linda! Perto do Canal da Mancha) e Brugges, na Bélgica.

Os passeios foram maravilhosos, os locais, lindos!

De Dunkerque, fomos para Lille, mais ao sul, para pegarmos o TGV para ir pro Sul da França, Côte d'Azur, na região da Riviera Francesa.

Ficamos em Antibes, onde ele mora. Fica à beira do mediterrâneo, é lindoooooo! Depois de um maravilhoso e refoçado café da manhã, caminhávamos pela cidade velha, íamos na biblioteca (que é enorme e linda! aliás, tinha acesso grátis à internet!), na praia e voltávamos para almoçar. Após o almoço, sempre íamos conhecer outras cidades próximas:

1. Grasse: 25 km - Fomos na Fragonard, indústria de perfumes. Transporte: carro. Tem estacionamento público.

2. Nice: 22 km - Fomos na cidade velha, shopping, igrejas, Promenade des Anglais. Transporte: bus. Valor: 1 euro para ir, 1 euro para voltar.

3.Cannes: 12 km - Subimos em uma montanha para observar a cidade, fomos na Rua d'Antibes, onde tem Zara, Sephora, FNAC e outras lojas com preços astronômicos. Conhecemos tb onde ocorre o festival e alguns hotéis famosos. Transporte: carro. Estacionamento caro!

4. Monaco: 40km - Minúscula! Monte de prédio em cima do outro. Fiquei horas na porta do Casino olhando os carros chiques passando (ferraris, maseratis...). Depois, passamos horas ao redor do Castelo do Princípe conhecendo a parte de cima. Tem vistas maravilhosas. Saímos de lá tarde da noite. Transporte: carro. Não tem onde estacionar naquela cidade! Colocamos em um estacionamento caríssimo no subsolo. Aconselho ir de ônibus - ENVIBUS - pois custa 2 euros na ida e 2 na volta. Conhecemos todo o circuito da Fórmula 1.

É isso, depois conto mais coisas!

Um comentário:

  1. Que legal ver que passamos pelos mesmos lugares :o))) Tô curiosa para ler o seu relato!
    E, final de Maio nao era para ter feito tanto calor assim. Acho que pegamos um veranico fora da estacao. O ruim é que estava muito, mas muito quente durante uma semana inteira, e daí só dava mesmo era vontade de ficar lagarteando :o)
    Beijos, Angie

    ResponderExcluir